top of page
Paola Bertolini.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAOLA BERTOLINI

É atriz, arte-educadora, produtora e fotógrafa. Tem formação em Teatro/Arte-Educação pela UNISO e curso técnico de Artes Cênicas (com estágio em produção cultural), pelo Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos Campos de Tatui, CDM/TATUI/SP. Como atriz, trabalhou sob direção de nomes como Antônio Mendes, Carlos Ribeiro, Moises Miastkwosky e Ingrid Koudela. Em fotografia, estudou com Inês Correa e fotografou espetáculos de dança e teatro dos grupos Katharsis Teatro, Pró-Posição Dança, além de ter suas imagens divulgadas em páginas belgas de turismo. De 2006 a 2011, participou, como artista e produtora, do Coletivo KD (sob orientação de Andréia Nhur). Desde 2007, trabalha como atriz e produtora no Grupo Katharsis, sob a direção de Roberto Gill Camargo. Há 11 anos, é produtora, fotógrafa e assistente de iluminação do Grupo Pró-Posição Dança (Prêmio APCA 2013). Atualmente, desenvolve colaboração artística com Andréia Nhur em obras híbridas de dança, teatro, música e vídeo.

Janice Vieira.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JANICE VIEIRA

Bailarina, coreógrafa e musicista, vencedora do Prêmio Governador do Estado 2013 por sua trajetória na dança e pelo espetáculo “Vis-à-Vis”. Sua história foi registrada no documentário Figuras da Dança (2013). Estudou dança com Maria Olenewa, Maria Duschenes e participou do American Dance Festival (New London,1975). Em 1973, fundou o grupo Pró-Posição, em Sorocaba, ao lado de Denilto Gomes (1953-1994). Ocorrência única de dança contemporânea no interior de São Paulo, o Pró-Posição figurou com destaque na cena da dança dos anos 70 e 80, atuando intensamente no Teatro Galpão (São Paulo) e na Oficina Nacional de Dança Contemporânea da Bahia. Nos anos 80, Janice Vieira coreografou para importantes produções de teatro, sob a direção de nomes como Ulysses Cruz, Naum Alves de Souza e Roberto Gill Camargo. Nos anos 90, ganhou a Bolsa Vitae para desenvolver dança nas escolas públicas de Sorocaba, além de criar e dançar em espetáculos em parceria com Maia Júnior(1958-2010). Nos anos 2000, intensificou sua atuação como acordeonista, assumindo a direção musical do Grupo Katharsis Teatro (Sorocaba-SP). Desde 2007, atua como bailarina e criadora ao lado de sua filha, Andréia Nhur, na retomada do Grupo Pró-Posição. Suas últimas obras junto ao grupo demarcaram uma investigação continuada em dança, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte –APCA pela pesquisa em dança em 2013.

Roberto Gill Camargo.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROBERTO GILL CAMARGO

Diretor de teatro e dramaturgo, foi laureado quatro vezes com o Prêmio Governador do Estado e duas vezes com prêmio nacional (dramaturgia e ensaio, pelo SNT/Inacen). Autor do livro Função Estética da Luz (uma das principais publicações em português sobre iluminação cênica), é professor de iluminação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo-ESMAE, na cidade do Porto (Portugal). Escreveu e publicou também A última Estação(Prêmio Mobral), Som e Cena, Palco e Platéia, Função Estética da Luz (2012, Perspectiva) e Conceito de iluminação cênica (2012). “Hello, Boy!”, seu texto teatral mais conhecido, foi dirigido por Roberto Lage, com Elias Andreato e Renato Modesto no elenco, obtendo grande sucesso de crítica nos anos 80. Mais recentemente, o texto foi traduzido para o italiano, tendo ficado um ano em cartaz em Florença. Doutor em Comunicação e Semiótica, com enfoque em iluminação cênica e teatro, Roberto Gill Camargo defende o corpo como propositor cênico. Suas últimas montagens ao lado do Grupo Katharsis Teatro – que dirige há 20 anos em Sorocaba —  oferecem um exemplo claro desse processo. É iluminador e colaborador do Grupo Pró-Posição desde a primeira fase do grupo na década de 1970.

bottom of page