top of page

VIS-À-VIS | 2012 (Grupo Pró-Posição)

SINOPSE

“VIS-À-VIS” é uma expressão francesa, que significa frente a frente. Terceiro trabalho da parceria entre Andréia Nhur e Janice Vieira, “Vis-à-Vis” dá continuidade à proposta de reativação do Grupo Pró-Posição (1973-1983). Produzido entre França (2011) e Brasil (2012), o trabalho conta com a colaboração da pesquisadora francesa Isabelle Launay (Université de Paris 8; Centre National de Danse Contemporaine d’Angers). Nesta criação, mãe e filha bailarinas, emergentes de contextos políticos e culturais distintos, conflitam suas memórias e perspectivas de arte. A mãe viveu e dançou, de maneira engajada, os anos 60/70 no Brasil; a filha nasceu na década de 1980, quando o combate radical saía de cena para dar lugar ao radicalchic. As conversas que daí surgem colocam frente a frente não só dois corpos de idades e movimentações diferentes, mas também as ideologias, os sonhos e as ações.

FICHA TÉCNICA

Criação e Interpretação: Andréia Nhur e Janice Vieira

 

Colaboração: Isabelle Launay (França)

 

Criação Musical: Janice Vieira

 

Iluminação: Roberto Gill Camargo

 

Produção: Paola Bertolini

 

Assessoria de Imprensa: Lu Cassas & Lica Nielsen

 

Fotos: Inês Correa

 

Duração: 45min

REALIZAÇÃO

Grupo Pró-Posição

Programa de Ação Cultural – ProAC-04 e ProAC 05 (montagem e circulação de espetáculo de dança 2011/2012) - Secretaria de Estado da Cultura

APRESENTAÇÕES E FESTIVAIS

2016: Itaú Cultural

2014: Festival Dança na Pedreira (Votorantim-SP); Tenda Cultural (USP-SP); Virada Cultural Paulista (Piracicaba e Bauru-SP) e Oficina Nacional de Dança Contemporânea da Bahia (Sesc Pelourinho).

2013:  Projeto Conexões (Sala Funarte); Sorocaba em Cena (SESI Sorocaba); Semanas da Dança (Centro Cultural São Paulo-CCSP), SESC Araquara e SESC Santo Amaro (Modos de Existir)

2012: residência artística com Isabelle Launay; preestreia no Teatro Sérgio Cardoso (III Plataforma Estado da Dança); Mostra Deguste Tugudum (Campinas-SP); Encontros de Dança (TUCARENA-São Paulo); Temporada no Projeto Interlocuções Poéticas (Sala Renée Gumiel - Funarte-SP); Centro de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo; SESC Sorocaba

PRÊMIOS

Prêmio Governador do Estado 2013

CRÍTICA

bottom of page