O CISNE, MINHA MÃE E EU (FILME/2022)
SINOPSE
O curta-metragem “O cisne, minha mãe e eu” foi produzido com recursos do edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 45/2021 - PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM DANÇA, em projeto que gerou o filme e a criação de um site-acervo, contendo imagens, críticas e demais informações sobre as produções do grupo sorocabano Pró-Posição, desde os anos 1970 até o presente.
Com intuito de recobrar os materiais explorados no espetáculo de dança "O cisne, minha mãe e eu" (2008), criação que inaugurou a parceria cênica entre Janice Vieira e sua filha, Andréia Nhur, o filme transita entre ficção e documentário, num processo de transcriação para o universo cinematográfico.
Gravado em duas locações diferentes, o curta traz a fricção entre o passado da mãe, artista nascida e criada no interior paulista e seu presente atualizado nos duetos dançados com a filha. Assim, transita entre as imagens bucólicas de paisagens em ruínas e as luzes, linóleo e teatralidade do palco italiano.
A menção ao cisne se anuncia pela presença de um documento de família, uma carta que Janice Vieira recebeu de uma professora russa, contendo instruções para se dançar a emblemática coreografia russa “A morte do cisne” (de 1905).
Numa atmosfera autobiográfica e memorial, o curta busca retratar camadas distintas desse encontro familiar, que fala sobre elo, conexão e continuidade do saber artístico através das gerações.
Em meio à urgente necessidade da manutenção de políticas de valorização da cultura, este drama-documentário afirma e registra a atuação contínua de Janice Vieira, um dos nomes mais importantes da história da dança paulista, com mais de sessenta e cinco anos de carreira dedicada às artes da cena no Brasil.
Classificação: Livre
Duração: 16 minutos
FICHA TÉCNICA
Direção: Guilherme Telli e Andréia Nhur
Elenco: Janice Vieira e Andréia Nhur
Direção de Fotografia: Nando Gatti
Trilha sonora original e direção musical: Janice Vieira
Roteiro adaptado: Andréia Nhur
Colaboração em roteiro: Guilherme Telli
Montagem e Finalização: Alexandre Valentim
Color Grading: Jonathan Machado
Gravação em estúdio e edição de som: Maurício Nogueira
Gerência de Produção: Paola Bertolini
Assistentes de câmera: Gabriel Rogich e Vinícius Passareli
Produção Executiva: Andréia Nhur
Figurinos: Janice Vieira e Andréia Nhur
Iluminação em Teatro: Roberto Gill Camargo
Maquiagem: Miriam Puga
Produção do dia: Lucas Moraes e Ramon Vieira
Alimentação: Vera Abdelnur e Fátima Gomes de Oliveira
Transporte: Núccia Pasqualini e G.A. Transportes
Locações: Sesc Sorocaba e Vila Élvio (Piedade-SP)
Arte gráfica: Oré Design Studio
Realizado com apoio do PROAC LAB 45/2021